Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Pesquisa do CNMP revela que na opinião da população a Defensoria Pública é a instituição mais importante do país


Por Ascom em 14 de setembro de 2017

O Conselho Nacional do Ministério Público divulgou, no dia 13 deste mês, pesquisa de satisfação e imagem da sociedade em relação às instituições públicas. O estudo foi realizado pela empresa GMR Inteligência & Pesquisa, no período de 09 de março e 29 de maio de 2017.

Foram entrevistadas mais de cinco mil pessoas moradoras de todas as cidades brasileiras, incluindo capitais, regiões metropolitanas e cidades do interior de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.

Em Minas Gerais, segundo estado com maior número de entrevistados, mais de 500 pessoas foram consultadas e contribuíram significativamente para o resultado. O grupo de entrevistados se concentrou principalmente em funcionários de empresa privada, autônomos, estudantes, donas de casa e desempregados.

Importância para o país

Entre os resultados do estudo está que a Defensoria Pública é considerada pela população como a instituição mais importante para o país. Segundo a pesquisa, as três instituições mais importantes são a Defensoria Pública, seguida do Ministério Público a Polícia. Em relação à pesquisa anterior, realizada em 2014, a importância da Defensoria Pública na visão da população teve aumento de 8,71%.

A importância das instituições foi medida ainda por região. A região sudeste é a que demonstrou reconhecer e conhecer com maior importância a Defensoria Pública, especialmente no perfil eleitoralmente ativo.

Conhecimento das instituições

No quesito conhecimento das instituições, apenas a Defensoria Pública e as Forças Armadas tornaram-se mais conhecidas pela sociedade. Em 2014, 65,9% dos entrevistados conheciam a Defensoria e, em 2017, 68,3%, o que representa aumento de 3,64%.

Confiança

Em relação à confiança nas instituições, a Defensoria Pública está em 2º lugar no ranking, atrás apenas das Forças Armadas. Na comparação com a pesquisa de 2014, houve aumento de 35,5%, saltando de 54,7% para 74,1%.

Avaliação

Único índice preocupante para a Defensoria Pública é a avaliação da instituição. Apesar de ser a terceira instituição com a qualidade do serviço mais bem avaliado e ter o seu serviço melhorado em 15,4% desde a última pesquisa, a instituição não acompanhou o crescimento de outras na pesquisa e deixou o primeiro lugar ocupado em 2014. A diferença pode ser atribuída a um vertiginoso crescimento do serviço, sem o acompanhamento de crescimento estrutural.

Procura para denúncias

Entre as instituições procuradas para realização de denúncia de irregularidades, a Defensoria Pública está em 4º lugar no ranking, atrás apenas da Polícia, Prefeitura e Procon.

Destaque na atuação contra o crime, defesa da criança e do meio ambiente

E, em relação à proteção das crianças e jovens, 38,2% elegeram a Defensoria Pública como instituição mais relevante.

Dado interessante da pesquisa é que a Defensoria Pública é instituição de destaque no combate ao crime e proteção do meio ambiente, segundo a percepção popular. Revela sensibilidade da população para a atuação preventiva da Defensoria no apoio aos jovens, atuação contra a violência doméstica, entre outros trabalhos.

Clique aqui para ver a pesquisa completa.

Fonte: Ascom /DPMG, com informações do CNMP (14/09/2017)



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >