No dia 18 de dezembro, foi realizada mais uma edição do Projeto “Sala de Espera”. A defensora pública Sabrina Ielo, em atuação na Defensoria Especializada de Consumidor, falou sobre planejamento financeiro e deu dicas de economia para os assistidos que compareceram no setor de Atendimento das Unidades I e II da Instituição na Capital.
Sabrina Ielo explicou que o equilíbrio financeiro é uma questão matemática e que o final de ano é o período ideal para se organizar o orçamento, devido à renda extra proporcionada pelo 13º salário.
A defensora aconselhou cada assistido a fazer uma lista de todas as dívidas e outra de todos os rendimentos, incluindo o 13º salário, que, conforme seu alerta, “deve servir para te tirar do sufoco, e não para comprar presente de Natal”.
Liquidar as dívidas, começando pelas contraídas a juros mais altos, como o rotativo do cartão de crédito e cheque especial, foi a primeira dica da defensora. “Se não for possível quitar todas as dívidas de juros altos, avalie a possibilidade de contratar um empréstimo pessoal, que tem a taxa mais baixa, para pagar as de taxas mais altas. Mas não se esqueça de estudar as condições do financiamento e só assuma prestações que pode pagar”, continuou Sabrina.
Outra dica foi tentar pagar à vista os impostos de início de ano e aproveitar o desconto oferecido pelo pagamento antecipado. Para quem tem filhos em idade escolar, a defensora aconselhou pesquisar bastante antes de se adquirir o material. E, “se sobrar dinheiro, guarde. Ele vai evitar que você passe sufoco no ano que vem. Antes de ceder ao impulso do consumo, pense se você precisa mesmo daquele produto e se você pode comprá-lo”, completou a defensora.
Sabrina alertou sobre os juros altos praticados pelas financeiras, aconselhando os assistidos a evitarem, assim como o crédito consignado. “Apesar da taxa ser mais baixa, quando o empréstimo está quase quitado, o cliente recebe um telefonema do banco ou financeira e acaba sendo convencido a fazer novo empréstimo. Desconfie das ofertas muito boas”, disse.
Sabrina Ielo finalizou sua palestra aconselhando os assistidos a procurarem a Defensoria Pública antes de surgirem os problemas. “Estamos aqui também para orientar e não apenas resolver problemas. Para se ter uma vida financeira boa, é só contabilizar a renda e as despesas. Não se esqueçam que só podemos gastar o que temos. Programe-se para guardar um pouco todo mês, evitando ficar com o orçamento na risca. É muito fácil conseguir crédito, o difícil é pagar a dívida”, alertou a defensora.
Projeto “Sala de Espera”
É uma iniciativa da Coordenadoria de Capacitação, por meio de um projeto de educação em direitos e vem sendo apresentado pelos defensores públicos Sabrina Ielo e Daniel Firmato, em atuação na Defensoria Especializada de Consumidor.
A ação pretende fomentar a cultura da prevenção do problema, estimulando os assistidos a procurarem a Defensoria Pública antes de formalizarem os contratos.
A coordenadora de Capacitação, Hellen Caires, ressalta que a iniciativa está aberta a todos os colegas, nas mais diversas áreas atendidas pela Defensoria Pública.
A Coordenadoria de Capacitação, provisoriamente instalada junto à Coordenação de Projetos e Convênios, 2º andar, do Edifício Unidade I da Defensoria Pública, está à disposição de defensores e servidores para críticas e sugestões.
Fonte: Ascom / DPMG (23/12/2014)