Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Programa Mesc é abordado em artigo científico


Por Ascom em 28 de novembro de 2014

O Programa de Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (Mesc) foi reconhecido e formalizado no trabalho apresentado pela advogada e mediadora portuguesa, Dulce Maria Martins do Nascimento, durante o Global Mediation Rio. O Mesc foi o único projeto citado para a prática da mediação em escolas.

Coordenado pela defensora pública Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, o programa Mesc, cujo lema é “Paz em Ação”, é desenvolvido pela Defensoria Pública, por meio da Defensoria Especializada de Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais em parceira com a Secretaria de Estado da Educação.

A proposta é fornecer os instrumentos e mecanismos para que a escola construa o seu próprio processo de mediação. Um dos pontos fundamentais do programa é trabalhar a mediação de conflitos com os próprios alunos e demais atores da escola, para que se tornem agentes inibidores da violência, da prática do bullying e incentivadores da cultura de paz intramuros.

O congresso, que está acontecendo no Rio de Janeiro entre os dias 24 e 28 de novembro, tem por objetivo o debate intercultural e transdisciplinar sobre outras metodologias na resolução de conflitos e uma reflexão crítico-construtiva do acesso à justiça e fortalecimento da cidadania.

O artigo “Mediação de Conflitos na Escola. Projeto aplicado na infância com integração de idosos”, da mediadora Dulce Nascimento, foi aprovado e publicado no Grupo VI: Mediação Familiar, Infância, Idoso e Gênero.

Clique aqui para ler o artigo na íntegra.

Clique aqui para informações sobre o evento.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >