Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Programa “Na Ponta do Lápis” é apresentado no projeto Sala de Espera


Por Ascom em 4 de dezembro de 2017

O projeto Sala de Espera recebeu na segunda-feira, dia 4, a pedagoga Naila Garcia Mourthé, coordenadora do programa “Na Ponta do Lápis”, do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), que o apresentou para o público presente. O programa de ações integradas, monitora o cumprimento de 20 metas e 254 estratégias estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação. Lançado em março deste ano, o “Na Ponta do Lápis” teve sua edição piloto no município de Sabará, na Região Metropolitana da Capital.

A coordenadora Naila Mourthé

Naila Mourthé explicou que o TCEMG está qualificando os públicos envolvidos com a educação. Para isso, tem realizado diversas ações com prefeitos, secretários de educação e a comunidade escolar (diretores, professores e outros profissionais das escolas, além de associações de pais e estudantes).

Destacou, ainda, o aplicativo na Ponta do Lápis, disponível no portal do TCEMG para ser baixado gratuitamente para o sistema operacional Android.  O aplicativo permite que alunos, professores, funcionários e o cidadão possam responder a questionários sobre a qualidade do serviço prestado pelas escolas públicas. Há perguntas sobre banheiros, biblioteca, laboratórios, material didático, quadras esportivas, refeitório, sala de informática, sala de aula e segurança. O aplicativo tem o objetivo de aproximar a comunidade escolar dos gestores da educação pública, buscando soluções para os problemas do cotidiano nas unidades de ensino e auxiliando no controle da qualidade da educação nas escolas públicas.

Ao final da palestra, Naila Mourthé tirou dúvidas dos presentes e ressaltou a importância da participação da sociedade no controle da qualidade do ensino e do acompanhamento dos gastos públicos com o setor.

Fonte: Ascom/DPMG, com informações do TCEMG (04/12/2017)

 



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >