Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Programação da Defensoria Pública Itinerante no mês de maio


Por Ascom em 4 de maio de 2015

Em maio, mais uma edição da Defensoria Pública Itinerante levará os serviços da Instituição para a população de Raposos e Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O atendimento itinerante vai facilitar o acesso, a efetivação e a concretização ao direito, e ainda, uma aproximação maior da Instituição com as comunidades e seus problemas.

O projeto também promove a educação em direitos; colabora para a conscientização da importância de se mediar e conciliar conflitos; além de auxiliar na divulgação da DPMG junto à sociedade, esclarecendo o papel da Instituição, missão, áreas em que atua e público atendido.

Em Raposos, o atendimento será na terça-feira, dia 05, das 08 às 12 horas, na Praça da Estação. Será oferecida assistência jurídica em Direito de Família, Saúde e Criminal. Por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, haverá também orientação médica, medição de pressão, glicemia e exame oftalmológico.

Ainda na programação de maio, Sabará será o próximo munícipio a receber os serviços itinerantes da Defensoria Pública. A data será definida nos próximos dias.

Defensoria Pública Itinerante

A iniciativa faz parte do plano de ampliação da atuação da Defensoria mineira, que tem atendido a cada vez mais pessoas carentes ou em situação de vulnerabilidade. O programa está percorrendo uma região mineira por vez, priorizando áreas de maior vulnerabilidade social ou cuja população tenha dificuldade de acesso à sede da Defensoria Pública. O projeto se tornou possível graças a uma emenda parlamentar, que garantiu recursos para a aquisição e adptação de um micro-ônibus, equipado com escritório e espaço para atendimento.

Em março, a Defensoria Itinerante passou pelas comarcas de Montes Claros, Janaúba, Teófilo Otoni e Governador Valadares, percorreu 1974 quilômetros e  prestou atendimento a 308 pessoas.

Em abril, o atendimento foi na Região Sul do Estado. A Defensoria Pública Itinerante esteve presente nos municípios de Carmo da Cachoeira, Varginha, Alfenas, São Sebastião do Paraíso e Bueno Brandão, percorrendo 1544 quilômetros e  atendendo mais de 200 pessoas.

Para os meses de junho e julho, já estão previstos atendimentos em Uberaba, Uberlândia, Araguari, Ituiutaba e Iturama (entre os dias 08 a 12/06); e Três Pontas, Três Corações, Pouso Alegre, Itajubá e São Lourenço (06 a 10/07).



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >