Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Projeto Mesc entrega certificado à comunidade escolar de Contagem


Por Ascom em 21 de novembro de 2014

O Programa de Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (Mesc) certificou, no dia 19 de novembro, 24 cursistas da Escola Estadual Maria de Salles Ferreira, em Contagem. Os alunos concluíram a etapa teórica do curso de mediação, composta por encontros na escola. Durante a formação, os estudantes foram orientados sobre características importantes que o mediador escolar deve ter.

Na abertura dos trabalhos a defensora pública e coordenadora do Mesc, Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, da Defensoria Especializada em Direitos Humanos Coletivos e Socioambientais, agradeceu a presença dos alunos participantes do programa, dos demais estudantes e do corpo docente da EE Maria de Salles Ferreira, dos parceiros do projeto e também, pela presença dos mediadores das escolas de Sabará e Vespasiano.

a_IMG_0259

A mesa foi composta pelos parceiros do Mesc e representantes da direção, corpo docente e discente da EE. Maria de Salles Ferreira

De acordo com a defensora Francis Coutinho, coordenadora do Mesc, a base do projeto é a construção da democracia participativa, por meio da formação de multiplicadores da paz, utilizando o protagonismo juvenil “A escola não se faz sozinha, mas com parceiros. Muitas vezes um conflito pode ser resolvido dentro do próprio ambiente escolar, por meio do diálogo e da mediação”, enfatizou.

a_IMG_0286

Entrega dos certificados aos alunos da EE Maria de Salles Ferreira

Francis Coutinho ressaltou, ainda, que o exercício da mediação permite estender sua prática para fora dos muros da escola. “A mediação é uma forma democrática de Justiça. O processo permite que as partes aprendam a dialogar, a buscar um caminho para a Justiça, seja dentro da escola ou na comunidade ou até mesmo no ambiente familiar.”

O mesmo afirmou a estudante Cinthia, da EE. Deputado Renato Azeredo, que também já concluiu a capacitação no Mesc. “Com certeza o MEsc mudou minha vida. Hoje desenvolvo projetos de cooperação dentro da minha escola e na minha comunidade. Não é só na escola que coloco em prática o conteúdo adquirido, pois sempre tem uma situação para ser mediada, seja em casa ou com os amigos.” Completando o depoimento da colega, a estudante Victória Fernandes, da EE Zoroastro Viana Passos, de Sabará, disse que o programa ensinou que o conflito pode, também, ser positivo.

a_IMG_0297

Alunos certificados, equipe do Mesc e da EE Maria de Salles Ferreira

O Programa de Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (Mesc) é desenvolvido pela Defensoria Pública, por meio da Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, por meio da Superintendência de Modalidades e Temáticas Especiais de Ensino.

Além da EE.Maria de Salles Ferreira, em Contagem, já foram certificados os participantes da EE. Professor Zoroastro Vianna Passos, em Sabará e da EE. Deputado Renato Azeredo, em Vespasiano.

Fonte: Ascom/DPMG (21/11/2014)



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >