Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Projeto Mesc entrega certificado à comunidade escolar de Vespasiano


Por Ascom em 21 de março de 2014

Na sexta-feira (14), cerca de 70 cursistas da Escola Estadual Deputado Renato Azeredo, em Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte, foram certificados pelo Programa de Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (Mesc), coordenado pela defensora pública, Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, da Defensoria Especializada em Direitos Humanos Coletivos e Socioambientais.

Participaram do curso alunos, professores, funcionários, além de representantes da comunidade escolar. A certificação se refere à conclusão da etapa teórica do curso de mediação, composta por 10 encontros na escola. Durante a formação, os cursistas foram orientados sobre características importantes que o mediador escolar deve ter.

a_DSC5266

Cerca de 70 bolsistas, entre alunos, educadores e corpo técnico da EE. Deputado Renato Azeredo foram certificados pelo projeto Mesc

a_DSC5131

A mesa de abertura contou também com a presença da defensora pública Irma Luzia de Paiva Reis; da secretária adjunta de Estado da Educação, Maria Sueli de Oliveira Pires; do diretor da EE. Dep. Renato Azeredo, Djalma Tomé, das secretárias municipais de Educação de Santa Luzia, Ana Cláudia Jerônimo de Souza e de Vespasiano, Elizabete Conceição Viana; da presidente do Conselho Tutelar de Vespasiano, Gisdete Menezes, e ainda, mediadoras e inspetoras da Escola

De acordo com a defensora Francis Coutinho, coordenadora do Mesc, a base do projeto é a construção da democracia participativa, por meio da formação de multiplicadores da paz, utilizando o protagonismo juvenil “Com o lema “paz em ação”, a mediação escolar possui o escopo de promover o empoderamento dos atores da escola, fortalecendo o diálogo cidadão e realizando as condições para o pleno exercício da democracia participativa em ambiente de paz”, enfatizou.

Francis Coutinho ressalta, também, a importância da atuação extrajudicial do defensor público, principalmente como agente de transformação social. “A mediação é uma forma democrática de Justiça. O processo permite que as partes aprendam a dialogar, a buscar um caminho para a Justiça que, além de menos oneroso, é bem mais rápido do que uma ação judicial.”

a_DSC5282

Defensoras públicas Irma Luzia de Paiva Reis e Francis Coutinho, a advogada e mediadora escolar portuguesa Dulce Nascimento, e a psicóloga e, também, mediadora escolar, Rita Andréa Guimarães

Módulo prático

No dia 17 de março (segunda-feira) iniciou-se o módulo prático do programa. Serão 10 encontros, com quatro horas de duração cada, onde os participantes atuarão em pares na mediação de conflitos reais no ambiente escolar. “Na ausência de casos reais a serem mediados, haverá a realização de simulados. O importante é que eles exercitem as técnicas de mediação”, explicou a defensora Pública e coordenadora do Mesc, Francis Coutinho, que também será responsável pela supervisão dos atendimentos.

A Escola Deputado Renato Azeredo conta com 2400 alunos dos ensinos fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos. De acordo com a direção da escola, as ações do Mesc vieram se somar às iniciativas de promoção da paz no ambiente escolar realizadas pela escola.

a_DSC5312

Após a entrega dos certificados foi inaugurado o Espaço de Mediação na EE. Deputado Renato Azeredo

O Programa de Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (Mesc) é desenvolvido pela Defensoria Pública, por meio da Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, por meio da Superintendência de Modalidades e Temáticas Especiais de Ensino.

Além da EE. Deputado Renato Azeredo, em Vespasiano, já foram certificados os participantes da EE Professor Zoroastro Vianna Passos, em Sabará e a capacitação encontra-se em desenvolvimento na EE. Maria de Salles Ferreira, em Contagem.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >