Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Rede de proteção é tema de seminário em São Lourenço


Por Ascom em 29 de outubro de 2015

A Defensoria Pública de São Lourenço promoveu na quarta-feira, 28, o “I Seminário e Oficina Jurídica da Defensoria Pública de São Lourenço – (Re)articulando a Rede de Proteção”, na Câmara Municipal da cidade.

O coordenador Local de São Lourenço, João Henrique Rennó Matos, fez palestra sobre a família, como fator de prevenção da criminalidade. Para João Rennó, “é importante a consolidação da família como estrutura que oriente e direcione os adolescentes, impedindo que sejam atraídos para a criminalidade. A escola também tem papel preponderante neste processo”, ressaltou.

Já o defensor público, Roger Vieira Feichas, em atuação em São Lourenço, abordou a necessidade da articulação da Rede de Proteção dos direitos das crianças e adolescentes “em busca de atuação preventiva, no atendimento jurídico em que se perceba que os assistidos pela Defensoria Pública estejam sujeitos a uma escalada de conflitos”, conforme explicou.

DSC01905

Encontro reuniu, na Câmara Municipal, representantes da Rede de Proteção em São Lourenço

Para o defensor público, Roger Feichas, “a Rede deve ajudar a Defensoria Pública com o trabalho de um assistente social e um psicólogo, para atendimentos nos casos em que se perceba a existência de “uma litigância das partes”, que certamente prejudicará as crianças”. O objetivo, conforme disse, é permitir a “solução de direitos de forma extrajudicial, com acompanhamento interdisciplinar, justamente para que as pessoas possam ser os protagonistas da solução dos seus próprios problemas”.

A proposta da Defensoria Pública será encaminhada aos municípios que integram a Comarca, com o objetivo de formalizar convênios para o trabalho conjunto com assistentes sociais, conselheiros tutelares e psicólogos.

No evento, foi entregue a premiação e realizada a abertura da exposição dos melhores trabalhos do “Concurso Cultural de Desenho Frase e Verso Alusivo ao Movimento Direito a Ter Pai”. Segundo Roger Feichas, “os desenhos das crianças mostram a importância de um pai e do equilíbrio emocional da convivência entre todos, assim como o pedido de socorro de várias crianças diante do contexto em que elas vivem”.

Assista vídeos do I Seminário e Oficina Jurídica da Defensoria Pública no link: http://www.youtube.com/user/RogerFeichas



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >