Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Regional Vertente do Caparaó recebe a visita da defensora pública-geral


Por Ascom em 24 de novembro de 2015

No dia 19 de novembro, a defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, visitou a Regional Vertente do Caparaó, passando pelos municípios de Caratinga, Manhumirim e Abre Campo.

A defensora-geral estava acompanhada pela assessora Institucional, defensora pública, Diana de Lima Prata Camargos, e pelo assessor militar da DPMG, cabo Costa, que realizou inspeção em cada unidade, apontando fragilidades na segurança e sugerindo pontos a serem melhorados.

Caratinga

Em Caratinga, a defensora-geral, Christiane Malard, e a assessora Institucional, Diana Camargos, estiveram na Unidade da Instituição na comarca e conheceram as instalações da sede.

Durante a visita, a DPG reuniu-se com os defensores públicos em atuação em Caratinga, oportunidade em que verificou pessoalmente as demandas relativas à comarca, onde o Processo Judicial Eletrônico (Pje) será instalado a partir do dia 30 deste mês.

A_DSC_9840

Assessor militar, cabo Costa; assessora Institucional, Diana Camargos; estagiária Kétile Celestino Lopes; defensoras públicas, Tamiris Brandão e Deborah Sales; defensora-geral, Christiane Malard; defensora pública, Janete Lino Andrade, servidora Josiane Silva de Paula; e o defensor público, Paulo César Almeida

Visita ao juiz diretor do Foro

Durante a passagem por Caratinga, a defensora pública-geral, Christiane Malard, fez uma visita ao juiz diretor do Foro da comarca, Marco Aurélio Abrantes Rodrigues.

Ao falar sobre a Instituição, a DPG declarou o propósito de fortalecer a Defensoria Pública na comarca, com a expansão das áreas de atendimento, que passarão a contemplar também Criminal, Cível e Família. Sobre o início do PJe em Caratinga, Christiane Malard destacou a aquisição, pela DPMG, de novos computadores, que irão aparelhar a Unidade da Instituição na comarca, visando à adequação ao novo sistema.

A_DSC_9842

O diretor do Foro, juiz Marco Aurélio Abrantes Rodrigues, ressaltou a boa convivência com os defensores públicos da comarca e destacou a atuação dos mesmos. O magistrado falou sobre o Mutirão “Direito a Ter Pai”, salientando a importância da iniciativa, e mencionou a semelhança entre as instituições, que têm o povo e o cidadão como pontos em comum.

O juiz demonstrou a receptividade do Tribunal de Justiça em disponibilizar uma sala para a Defensoria Pública no prédio que abrigará as novas instalações do Fórum de Caratinga, previsto para ser inaugurado em agosto de 2016. Marco Aurélio Abrantes Rodrigues destacou a harmonia, na comarca, entre a Defensoria Pública, o Ministério Público e o Tribunal de Justiça, ressaltando a proximidade com o cidadão e a importância das instituições caminharem juntas.

A_DSC_9846

Assessora Institucional, Diana Camargos; defensora-geral, Christiane Malard; diretor do Foro de Caratinga, juiz Marco Aurélio Abrantes Rodrigues; e a defensora pública, Tamiris Brandão

Manhumirim

A_DSC_9855

Ainda no dia 19, a defensora pública-geral, Christiane Malard, esteve em Manhumirim, e conheceu a comarca e o trabalho desenvolvido pelo defensor público, Sérgio Pechara dos Santos. Em reunião com Sérgio Pechara, a DPG apresentou a assessora Institucional, Diana Camargos, e reafirmou a importância do contato pessoal da Defensoria-Geral com os defensores em atuação no interior. Ainda em relação à proximidade com as comarcas, a DPG falou sobre a disponibilização, na intranet, de vídeos das sessões do Conselho Superior, bem como sobre a publicação de boletins quinzenais, tornando a comunicação rápida e eficiente em todo o Estado.

Ao falar sobre o trabalho realizado, o defensor público, Sérgio Pechara, mencionou o reconhecimento por parte dos cidadãos e do Município, que tem população de 35 mil pessoas. Sérgio Pechara destacou sua satisfação em atuar na comarca e orgulho em receber a DPG. Único defensor na comarca, Sérgio Pechara, que atua nas áreas Cível e Criminal, afirmou atender em média de 20 a 30 pessoas diariamente.

A_DSC_9860

Estagiária Stephanny Oliveira; defensor público, Sérgio Pechara; defensora-geral, Christiane Malard; e a assessora Institucional, Diana Camargos

Abre Campo

Na sequência, a DPG esteve em Abre Campo, onde se reuniu com os defensores em atuação na comarca, Sérgio Pereira Lima (coordenador Regional e Local) e Gustavo Araújo Teles. A reunião contou também com a participação da defensora pública, Nilza Martins Pataro Machado, que atua em Ponte Nova, onde é coordenadora Local substituta.

Os defensores públicos relataram as demandas de cada comarca e falaram sobre o trabalho desenvolvido por eles. Sérgio Pereira Lima ressaltou a transparência da Defensoria-Geral, ao “disponibilizar informações sobre tudo o que acontece na Administração Superior”.

A-DSC_9874

Defensor público, Gustavo Araújo Teles; assessora Institucional, Diana Camargos; coordenadora Local substituta de Ponte Nova, Nilza Machado; DPG Christiane Malard; e o coordenador Regional e Local, Sérgio Pereira Lima

A defensora-geral, Christiane Malard, falou sobre a I Conferência Regional de Defensores Públicos que a Instituição promoverá em Montes Claros, no dia 04 de dezembro, que se estenderá para outras regionais do Estado. O encontro contará também com a participação da Corregedoria-Geral. A DPG informou sobre o projeto da área meio que, devido ao impacto orçamentário que representa, está com sua tramitação inviabilizada nesse momento, uma vez que o Governo do Estado anunciou ter atingido limite prudencial para despesas de pessoal. Christiane Malard falou sobre os projetos de criação da Escola Superior e de um fundo de aparelhamento para a Instituição.

A coordenadora Local substituta de Ponte Nova, defensora pública, Nilza Machado, destacou a evolução da estruturação da Defensoria Pública, e afirmou que, atualmente, os defensores públicos têm retorno célere da Defensoria-Geral quanto às demandas encaminhadas.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >