Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Relações interpessoais no ambiente de trabalho


Por Ascom em 22 de junho de 2015

Funcionários da DPMG tiveram na sexta-feira, 19, palestra sobre relações interpessoais, ministrada pela psicóloga Maria Cristina Ferreira. Na sequência, uma sessão de ginástica laboral foi conduzida pela fisioterapeuta Ana Paula de Oliveira de Souza Pimenta.

_DSC0660

Sessão de ginástica laboral encerrou as atividades da SIPAT na sexta-feira

A psicóloga Maria Cristina destacou a importância de um bom relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho, com dicas para a superação de obstáculos e conflitos, mas principalmente, chamando a atenção para a importância de se se ouvir e entender o ponto de vista do outro, primeiro passo para evitar respostas e reações que evidenciem conflitos. Para ela o respeito é o pilar de todos os relacionamentos. Segundo Maria Cristina, “devemos mudar a forma de ver as coisas” para favorecer um bom relacionamento.

Ela apresentou cinco pontos básicos para se estabelecer um bom relacionamento interpessoal – autoconhecimento, assertividade, empatia, cordialidade e ética. Todos estes valores devem ser levados em conta nas relações interpessoais no local de trabalho, “pois os bons relacionamentos contribuem para o bom ambiente dentro das empresas, e inclusive no aumento da produtividade”, ressaltou Maria Cristina.

A palestra e a sessão de ginástica laboral integram a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho promovida pela Comissão Interna Prevenção Acidentes (CIPA) da DPMG.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >