O defensor público Bruno Barcala Reis, coordenador da Defensoria Especializada em Saúde, representou a Defensoria Pública de Minas Gerais no 4º Encontro Latino-Americano sobre Direito à Saúde e Sistemas de Saúde. O encontro, organizado pelo Banco Mundial, aconteceu em Bogotá, na Colômbia, entre os dias 02 e 04 de abril.
Bruno Barcala foi indicado pela Secretaria de Estado da Saúde para participar do evento. O defensor mineiro, juntamente com o defensor público federal, FabrÃcio da Silva Pires, eram os únicos representantes da classe brasileira no encontro.
Além de palestras, foram realizadas mesas temáticas em que os representantes de cada paÃs apresentaram as realidades, peculiaridades, falhas e propostas para evolução e melhoria no atendimento à saúde.
Junto aos demais defensores públicos representantes de outros paÃses, o coordenador da Defensoria Especializada em Saúde da DPMG, Bruno Barcala, apresentou a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro e o trabalho que a Defensoria Pública vem realizando para garantir o acesso da população carente à saúde.
De acordo com Bruno Barcala a participação neste tipo de encontro, que congrega participantes de vários paÃses, permite o intercâmbio de informações e conhecimentos. “É uma experiência muito enriquecedora, já que nos permite tomar conhecimento da realidade dos sistemas de saúde de outros paÃses, da organização de suas Defensorias, bem como, buscar novos conhecimentos, aprimorar nossa concepções e forma de atuação”.
Fonte: Ascom/DPMG (15/04/2014)