Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Representantes latino-americano se reúnem para discutir saúde pública


Por Ascom em 15 de abril de 2014

O defensor público Bruno Barcala Reis, coordenador da Defensoria Especializada em Saúde, representou a Defensoria Pública de Minas Gerais no 4º Encontro Latino-Americano sobre Direito à Saúde e Sistemas de Saúde. O encontro, organizado pelo Banco Mundial, aconteceu em Bogotá, na Colômbia, entre os dias 02 e 04 de abril.

Bruno Barcala foi indicado pela Secretaria de Estado da Saúde para participar do evento. O defensor mineiro, juntamente com o defensor público federal, Fabrício da Silva Pires, eram os únicos representantes da classe brasileira no encontro.

Além de palestras, foram realizadas mesas temáticas em que os representantes de cada país apresentaram as realidades, peculiaridades, falhas e propostas para evolução e melhoria no atendimento à saúde.

a_encontro latinoamericano1

Defensor público Bruno Barcala e demais membros da delegação brasileira no encontro.

Junto aos demais defensores públicos representantes de outros países, o coordenador da Defensoria Especializada em Saúde da DPMG, Bruno Barcala, apresentou a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro e o trabalho que a Defensoria Pública vem realizando para garantir o acesso da população carente à saúde.

De acordo com Bruno Barcala a participação neste tipo de encontro, que congrega participantes de vários países, permite o intercâmbio de informações e conhecimentos. “É uma experiência muito enriquecedora, já que nos permite tomar conhecimento da realidade dos sistemas de saúde de outros países, da organização de suas Defensorias, bem como, buscar novos conhecimentos, aprimorar nossa concepções e forma de atuação”.

a_encontro latinoamericano2

Representantes dos países latino-americanos se encontraram em Bogotá para discutir o direito à saúde e sistemas de saúde.

Fonte: Ascom/DPMG (15/04/2014)


Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >