Diversas atividades marcaram o evento “Mulheres em foco” promovido no sábado (21/03), no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Alto Vera Cruz.
A ação foi uma iniciativa da Defensoria Especializada de Defesa da Mulher Vítima de Violência (Nudem-BH) em parceria com a Coordenadoria dos Direitos da Mulher, da Prefeitura de Belo Horizonte, e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Alto Vera Cruz.
Em uma roda de conversa com as mulheres presentes no evento, os defensores públicos em atuação no Nudem-BH, Samantha Vilarinho Mello Alves (coordenadora), Renata Salazar Botelho, Priscila Nassif Del Lama e Richarles Caetano Rios, falaram sobre direitos da mulher em situação de violência, como divórcio, guarda, pensão alimentícia, direito de visitas dos filhos e divisão de bens; e esclareceram dúvidas. Após, os defensores fizeram atendimento individualizado.
Para a coordenadora do Nudem-BH, Samantha Vilarinho Mello Alves, “iniciativas deste tipo, em que o defensor sai do gabinete para orientar as pessoas no local em que vivem, representam uma das mais importantes atuações da Defensoria Pública”.
Segundo a coordenadora, a ação contou com a presença de “muitas mulheres que fazem parte de movimentos sociais e têm atuação na sociedade em que vivem, o que proporciona a multiplicação do conhecimento e da informação”.
O público presente aproveitou também as outras atrações oferecidas, como cinema com pipoca, atividades com monitores para as crianças, oficina de autoestima e informações sobre saúde sexual e reprodutiva – direitos sexuais e direitos reprodutivos.
O projeto deve se tornar permanente, com edições cíclicas, sempre em parceria com a PBH e o Cras.
A coordenadora de Atendimento da Capital, defensora pública Eden Mattar, prestigiou o evento, representando a DPG.