Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Roda de conversa e orientação jurídica marcam evento do Nudem-BH


Por Ascom em 26 de março de 2015

Diversas atividades marcaram o evento “Mulheres em foco” promovido no sábado (21/03), no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Alto Vera Cruz.

A ação foi uma iniciativa da Defensoria Especializada de Defesa da Mulher Vítima de Violência (Nudem-BH) em parceria com a Coordenadoria dos Direitos da Mulher, da Prefeitura de Belo Horizonte, e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Alto Vera Cruz.

 A_01

Em uma roda de conversa com as mulheres presentes no evento, os defensores públicos em atuação no Nudem-BH, Samantha Vilarinho Mello Alves (coordenadora), Renata Salazar Botelho, Priscila Nassif Del Lama e Richarles Caetano Rios, falaram sobre direitos da mulher em situação de violência, como divórcio, guarda, pensão alimentícia, direito de visitas dos filhos e divisão de bens; e esclareceram dúvidas. Após, os defensores fizeram atendimento individualizado.

Para a coordenadora do Nudem-BH, Samantha Vilarinho Mello Alves, “iniciativas deste tipo, em que o defensor sai do gabinete para orientar as pessoas no local em que vivem, representam uma das mais importantes atuações da Defensoria Pública”.

Segundo a coordenadora, a ação contou com a presença de “muitas mulheres que fazem parte de movimentos sociais e têm atuação na sociedade em que vivem, o que proporciona a multiplicação do conhecimento e da informação”.

O público presente aproveitou também as outras atrações oferecidas, como cinema com pipoca, atividades com monitores para as crianças, oficina de autoestima e informações sobre saúde sexual e reprodutiva – direitos sexuais e direitos reprodutivos.

O projeto deve se tornar permanente, com edições cíclicas, sempre em parceria com a PBH e o Cras.

A coordenadora de Atendimento da Capital, defensora pública Eden Mattar, prestigiou o evento, representando a DPG.

A_02

Roda de conversa



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >