Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


“Sala de Espera” fala sobre a função e a importância da Defensoria Pública


Por Ascom em 13 de julho de 2016

Durante a edição do Projeto “Sala de Espera – Oficinas de Cidadania” desta terça-feira (12/07), a defensora pública e coordenadora do projeto, Eliane Medeiros, ministrou a palestra “Você conhece a função e a importância da Defensoria Pública?” para os assistidos que aguardavam atendimento nas unidades I e II da Instituição na Capital.

Eliane Medeiros destacou a previsão da Defensoria Pública no artigo 134 da Constituição Federal de 1988, e ressaltou sua importância no tripé da justiça composto pelo Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública.

DSC_1452

Coordenadora do Atendimento da Capital, Eden Mattar (à esquerda), e a coordenadora do projeto, defensora pública Eliane Medeiros

Após a exibição de um vídeo sobre o papel da Defensoria Pública, Eliane Medeiros falou sobre a função da Instituição de defender o direito das pessoas vulneráveis e explicou os critérios de atendimento da Defensoria Pública de Minas Gerais. Em seguida, informou que, além de atuar nas defesas, o defensor público realiza atendimentos com os assistidos, faz iniciais, manifestações decorrentes de movimentação de processos, atua nos recursos após a sentença judicial e faz trabalho administrativo.

Eliane Medeiros explicou como ocorre o ingresso na carreira de defensor público e salientou a atuação da Defensoria Pública de Minas Gerais nos âmbitos judicial e extrajudicial, o trabalho desenvolvido em mediação e conciliação e, também, na área social.

As edições do Projeto “Sala de Espera – Oficinas de Cidadania” serão retomadas no mês de agosto, com foco em temas voltados para o combate à corrupção eleitoral.

 



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >