Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Seminário Águas de Minas realizado em Uberlândia tem participação da DPMG


Por Ascom em 21 de agosto de 2015

A defensora pública Barbara Silveira Machado Bissochi, coordenadora da Regional Triângulo II, participou do Seminário Legislativo Águas de Minas III – Os Desafios da Crise Hídrica e a Construção da Sustentabilidade realizado em Uberlândia, na quinta-feira (20/08). Este foi o nono encontro regional do seminário que é organizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Dos 56 pontos de potencial conflito hídrico (locais onde a demanda é maior do que a capacidade de outorga) que existem em Minas Gerais, três estão localizados em Uberlândia, região onde o panorama hídrico e a gestão desses recursos podem ser considerados modelos para o restante do Estado e do País, na avaliação do diretor de Gestão das Águas e Apoio aos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Breno Esteves Lasmar.

Bárbara Machado (defensora pública, coordenadora da Defensoria Pública de Uberlândia),  Felipe Attiê (deputado estadual PP/MG),  Iran Barbosa (deputado estadual PMDB/MG),  Professor Neivaldo (deputado estadual PT/MG),  Doutor Jean Freire (deputado estadual PT/MG)

Coordenadora da Regional Triângulo II, defensora pública Barbara Silveira Machado Bissochi (1ª posição, à esquerda) representou a DPMG no seminário

Se no Triângulo Mineiro o panorama hídrico parece tranquilo, o desafio, segundo conclusão dos participantes do seminário, é justamente garantir que, no futuro, não falte água para o desenvolvimento da região. Essa foi a tônica das discussões em Uberlândia, encerrando o cronograma de encontros regionais.

A defensora pública Bárbara Machado Bissochi, lembrou que o acesso à água é um direito fundamental do ser humano. “A situação é tranquila na nossa região, mas se as nascentes estão secando em todo lugar, temos que cuidar porque aqui também elas podem secar um dia”, destacou.

Seguindo o modelo dos eventos anteriores, foi apresentado um panorama técnico sobre a situação dos recursos hídricos na região a partir de diagnóstico formulado pelos CBHs e pelo Igam. Após, os grupos de trabalho consolidaram as propostas relacionadas à temática do evento, que serão encaminhadas para a plenária final a ser realizada na ALMG, em Belo Horizonte, entre 29 de setembro e 2 de outubro.

Fonte: Ascom / DPMG, com informações da ALMG (21/08/2015)



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >