Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Sul de Minas e Circuito das Águas recebem Defensoria Itinerante


Por Ascom em 17 de julho de 2015

Neste mês de julho, a Defensoria Itinerante percorreu municípios que integram as regionais Sul de Minas e Circuito das Águas.

O coordenador local de Três Pontas, Gustavo Trindade Pimenta, levou a Defensoria Itinerante ao município de Santana da Vargem, no dia 6, quando foram prestados 30 atendimentos nas áreas Cível e de Família, como regularização de imóveis, responsabilidade civil, orientação sobre obtenção de documentos e matéria previdenciária, alimentos, divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável, investigação de paternidade, guarda, inventário e alvará judicial. Os atendimentos superaram a expectativa inicial de demanda dos serviços oferecidos pela Defensoria.

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Em Santana da Vargem os atendimentos superaram a expectativa inicial de demanda dos serviços da Defensoria Pública

De acordo com Gustavo Trindade Pimenta, “o projeto é excelente e salutar à imagem da Defensoria Pública”. A iniciativa, segundo ele, “foi elogiada por membros do Ministério Público local, que ofereceram ajuda para realização de novos atendimentos”.

SENADOR AMARAL

No dia 7 a Defensoria Pública Itinerante esteve em Senador Amaral, quando prestou 27 atendimentos nas áreas cível e familiar, e orientações nas áreas criminal, cível e família. O serviço foi realizado na praça Zeca Borges, pelos defensores de Cambuí, Mauro Batistela Abdel Nour e o coordenador local Luciano Morgado Guarnieri, juntamente com as estagiárias Vanessa Elisa da Silva e Fabiane Barbosa Ferraz.

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Em Senador Amaral a Defensoria Itinerante atendeu 27 pessoas com orientações nas áreas criminal, cível e família

De acordo com o coordenador local Luciano Morgado Guarnieri, “a estrutura do ônibus da Defensoria Itinerante é ótima e foi suficiente para atender confortavelmente a comunidade de Senador Amaral. Para um próximo evento da Defensoria Pública Itinerante contaremos com outras formas de divulgação e um prazo maior, para que mais pessoas possam ser assistidas e orientadas”.

A iniciativa, resultado de parceria entre a Defensoria Pública de Minas Gerais e prefeitura de Senador Amaral, teve participação do Centro de Referência de Assistência Social – Casa das Famílias, responsável pela divulgação e cadastro dos interessados.

ITANHANDU

Em Itanhandu a Defensoria Itinerante atendeu 38 pessoas, no dia 9, nas áreas Cível e Família, prestando orientações nas áreas Cível, Família e Criminal. Os coordenadores locais, Marcelo Dias Baumgratz, de Itamonte, e Antonio Carlos Brugni Velloso, de Passa Quatro, fizeram os atendimentos, com a colaboração do voluntário João Batista Pereira Souza Júnior e dos estagiários Nathália de Almeida Alves de Oliveira, Karla Ferraz Pinto e Rodolfo da Cunha Barbosa, ingressando com cinco ações de família, uma ação de saúde e uma de consumidor.

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Em Itanhandu os assistidos pela Defensoria Itinerante pleitearam a instalação de uma unidade da Defensoria na cidade

De acordo com o defensor Marcelo Dias Baumgratz a iniciativa, “muito produtiva, agradou a população, que pleiteou a instalação de uma unidade da Defensoria na cidade”. Juízes das comarcas de Itanhandu e Passa Quatro prestigiaram o evento.

O atendimento itinerante facilita o acesso, a efetivação e a concretização ao direito, e ainda, uma aproximação maior da Instituição com as comunidades e seus problemas. O projeto também promove a educação em direitos; colabora para a conscientização da importância de se mediar e conciliar conflitos; além de auxiliar na divulgação da DPMG junto à sociedade, esclarecendo o papel da Instituição, missão, áreas em que atua e público atendido.

BAEPENDI

A cidade de Baependi recebeu no dia 10 a visita da Defensoria Itinerante, que prestou 21 atendimentos nas áreas de Execução Penal, Família e Cível. Participaram do atendimento a coordenadora local de Baependi, Rytha de Cássia Abreu Coelho, o coordenador local de São Lourenço, João Henrique Rennó Matos, os defensores com atuação em São Lourenço, Roger Vieira Feichas e Paulo Henrique Mariosa.

Para a defensora Rytha de Cássia Abreu Coelho “a iniciativa é importante para a divulgação dos serviços prestados pela Defensoria. A estrutura oferecida pelo ônibus permite um bom trabalho aos defensores no atendimento à população”.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

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