Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


Trajetória de reconhecimento da Rádio Favela é tema do “Sala de Espera” desta terça (28/06)


Por Ascom em 28 de junho de 2016

Na edição do Projeto “Sala de Espera” desta terça-feira (28/06), o presidente da Fundação Educativa Cultural Comunitária de Belo Horizonte, Misael Avelino dos Santos, ministrou a palestra “Os 37 anos da Rádio Favela: da clandestinidade à legalidade e ao reconhecimento internacional” para os assistidos que aguardavam atendimento nas salas de espera das unidades da Defensoria Pública, na Capital.

SONY DSC

A coordenadora do Atendimento da Capital, Eden Mattar, e a coordenadora do “Sala de Espera”, defensora pública, Eliane Medeiros, apresentaram o projeto e o palestrante do dia para os presentes

Em 1979, aos 16 anos de idade, Misael Avelino dos Santos fundou a Rádio Favela, na favela do Cafezal, com o objetivo de reduzir a violência na região. Com toda a sua programação local, com programas de músicas e entretenimento, com foco no trabalho social e educacional, resgatando jovens do tráfico, dando oportunidade à população carente de consciência de direitos e promovendo a cidadania dos moradores da região, a emissora funcionou informalmente até o ano de 2000, ocasião em que foi legalizada.

Misael Avelino abordou o papel da Rádio Favela na conscientização dos cidadãos e a importância da emissora na transmissão de informações verdadeiras e de interesse público. “Não é interesse de uma minoria que todos tenham seus direitos. A mídia geralmente vende a imagem de que o lado ruim da cidade está na favela e isto não é verdade. Existem aproximadamente 16 mil favelados no Brasil e apenas 5% praticam atos ilícitos”.

SONY DSC

Misael Avelino dos Santos

O fundador da Rádio Favela discorreu sobre a trajetória da emissora, que já foi tema de filme premiado; ganhadora, por duas vezes, do prêmio Dia Mundial sem Drogas, concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU), por seu trabalho de prevenção ao tráfico; foi a única rádio brasileira convidada e premiada em congresso mundial de rádios comunitárias; e foi tema de capa do jornal Wall Street, entre outros reconhecimentos internacionais. Em agosto próximo, Misael Avelino dos Santos discursará na ONU.

Prêmio Innovare

O Projeto “Sala de Espera” está inscrito na 13ª edição do Prêmio Innovare, uma das mais bem conceituadas premiações da justiça brasileira, e, nesta terça-feira (25/06), a Defensoria Pública de Minas Gerais recebeu a visita do consultor do Instituto, Matheus Perdigão Mendes. Todas as práticas inscritas no Prêmio Innovare são visitadas por consultores especializados e posteriormente analisadas e julgadas pelos membros da Comissão Julgadora. As práticas vencedoras desta edição serão conhecidas em dezembro deste ano, durante cerimônia no Supremo Tribunal Federal, em Brasília.

SONY DSC

Fundador da Rádio Favela, Misael Avelino dos Santos; assessor da Coordenação do Atendimento, Alfredo José Pinto Júnior; defensora pública, Eliane Medeiros; consultor do Innovare, Matheus Perdigão Mendes; coordenadora do Atendimento da Capital, Eden Mattar; e os servidores da Coordenação de Capacitação, Eliane Dias Teixeira, Eduardo Augusto dos Reis e Marise Alves Ferreira



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >