Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


VI Seminário do Conselho de Criminologia e Política Criminal tem participação da DPMG


Por Ascom em 5 de novembro de 2015

Na quarta-feira (04/11), a defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard, foi representada pelo defensor público, Rafael de Freitas Cunha Lins, na cerimônia de abertura do VI Seminário do Conselho de Criminologia e Política Criminal do Estado de Minas Gerais (CCPC) promovido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef).

Foto mesa:

mesa

Defensor público, Rafael de Freitas Cunha Lins (1ª posição, à direita), compõe a mesa de honra da solenidade de abertura

Com o tema “A Educação e o Sistema Prisional – Constatações e Perspectivas”, o evento reuniu magistrados, servidores e operadores do direito para discutir os desafios e as possibilidades de avanço no atendimento à população carcerária do Estado.

A coordenadora do Observatório do Clima Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, Eliane Castro Vilssanti, apresentou a palestra “Das oportunidades educacionais ao sistema carcerário: limites e possibilidades do desenvolvimento humano”. A expositora sustentou   que a educação possui o potencial de mobilizar as capacidades do indivíduo para o seu desenvolvimento humano e social, para além do saber convencional. Eliane Castro defendeu que a mudança da sociedade passa pela mudança do indivíduo.

As atividades do VI Seminário do Conselho de Criminologia e Política Criminal do Estado de Minas Gerais continuaram durante a tarde, com a apresentação dos painéis: “A educação e a formação do agente penitenciário” e “A educação como mecanismo de ressocialização do condenado”. Também foram apresentados quatro projetos e pesquisas selecionados e um artigo, vencedor de concurso promovido pelo CCPC.

Após as premiações, uma audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), em parceria com o Conselho, discutiu as escolas de formação dos agentes penitenciários e agentes socioeducativos.

Durante o seminário, o Conselho de Criminologia e Política Criminal do Estado de Minas homenageou autoridades que apoiaram o conselho na realização de sua missão.

SONY DSC

Defensor público, Rafael de Freitas Cunha Lins, acompanhado pelo corregedor do TJMG, desembargador Antônio Sérvulo dos Santos

Fonte: Ascom / DPMG, com informações do TJMG (05/11/2015)

 



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >