Defensoria Pública de Minas Gerais

Igualdade e cidadania para todos


XVI edição do Forpaz em Araçuaí encerra as atividades do projeto neste semestre


Por Ascom em 10 de junho de 2014

A cidade de Araçuaí (no Vale do Jequitinhonha) sediou, nos dias 04 e 05 de junho, a XVI edição do Fórum Regional de Promoção da Paz Escolar e de Articulação em Rede (Forpaz). Foram dois dias de debates, apresentações e proposições de ideias voltadas à cultura da paz e a mediação de conflitos no ambiente escolar.

O encontro encerrou as ações do primeiro semestre do fórum. Agora a Defensoria Pública, Secretaria de Estado de Educação, a Assembleia Legislativa e demais parceiros da iniciativa se reunirão, ainda em junho, para definirem a agenda de atividades do Forpaz para o segundo semestre de 2014, e ainda, para discutir a realização do Fórum Metropolitano, que acontece em novembro, na Capital e marca o encerramento das atividades do ano.

forpaz publico

Cerca de 350 participantes entre diretores de escolas, professores e especialistas da rede pública de ensino dos 21 municípios que integram a Superintendência Regional de Araçuaí trocaram experiências sobre as ações desenvolvidas e planejaram um trabalho articulado em rede com os parceiros locais

SONY DSC

Defensor público Wellerson Eduardo da Silva Corrêa, coordenador da Defensoria Especializada da Infância e Juventude – Cível

O evento contou com a participação do defensor público Wellerson Eduardo da Silva Corrêa, coordenador da Defensoria Especializada da Infância e Juventude – Cível, que ministrou, no dia 04, a palestra “Sistema e ações de garantia dos direitos da criança e do adolescente”.

tifanie

Defensora pública Tífanie Avellar Carvalho

No dia 05 a defensora pública Tífanie Avellar Carvalho, em atuação na comarca de Governador Valadares, apresentou a palestra “Mediação de conflitos como técnica facilitadora do trabalho em rede: compreendendo as diferenças para transformar conflitos e prevenir violências.”

De acordo com o defensor público Wellerson Corrêa, o Forpaz ampliou sua linha de ação realizando, não só encontros regionais, como municipais. O defensor ressalta que a iniciativa tem atingido seus objetivos de difundir a cultura a paz nas escolas. “Escolas do interior do Estado, que já participaram das discussões estão, por iniciativa própria, realizando seus Forpaz locais”, disse.

O objetivo do Fórum é fomentar a articulação em rede para a prevenção e resolução de problemas relacionados à violência no ambiente escolar. Nos Fóruns Regionais, educadores e diretores são estimulados a identificar possíveis parceiros na comunidade local, além de serem capacitados a levar a mediação de conflitos para dentro das escolas da rede pública.

Atualmente, 22 instituições, organizações, entidades e órgãos atuam junto ao Forpaz. A iniciativa nasceu de um trabalho idealizado pela Defensoria Pública de Minas Gerais no ano de 2007 e implementado em escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em 2011, o Fórum ampliou-se e ganhou força com a adesão da Secretaria de Estado de Educação e com as ações propostas no Fórum Técnico de Segurança nas Escolas, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, promovido pelas Comissões de Educação e Segurança Pública.



Transparência

O que é?

O objetivo dessa sessão é permitir o acesso transparente, rápido e fácil aos documentos e informações relacionadas à Execução Orçamentária e Financeira, Licitações, Contratos e Convênios.

saiba mais >